The Warm Coffee

O derradeiro guia de música e videojogos

“Collapse Into Now”, R.E.M. [2011]

Posted by César Costa em 12/03/2011

imageData de lançamento: 8 de Março

Género: Alternative Rock

Duração: 41 min.

Editora: Warner Bros.

Produção: Jacknife Lee, R.E.M.

Os veteranos e bem conhecidos R.E.M estão mais frescos, e ao mesmo tempo familiares, que nunca. O som do álbum não é nada de inovador por aí além mas “Collapse Into Now” contém surpresas suficientes para manter os maiores fãs da banda interessados.

O som Folk aliado ao alternativo ainda continua aqui e isso ajuda a que reconheçamos logo que estamos perante um álbum dos R.E.M. Existem aqui canções que evocam mesmo êxitos passados da banda, como “Überlin”, ou a lindíssima “Oh My Heart”, que faz óptimo uso do Bandolim. Já temas como “All The Best” e “Alligator_Aviator_Autopilot_Antimatter”, apesar de não totalmente novas, contém momentos interessantemente frescos e são, já agora, os momentos mais rockeiros do álbum. Os R.E.M. mostram, mais que nunca, serem uma banda madura: com um som estabelecido há anos revelam que ainda têm muitos truques na manga para manter as coisas interessantes.

Ainda assim, penso que são ainda os típicos temas R.E.M que fazem de “Collapse Into Now” o bom disco que é. “Everyday Is Yours To Win” é uma encantadora balada tipicamente indie, com um riff de guitarra que mais parece uma melodia de embalar, “Mine Smell Like Honey” é aquele single próprio para a rádio, cheio de energia e com um refrão forte, e “Oh My Heart” é a genérica canção R.E.M. no seu melhor.

Se algo poderia ter sido diferente neste álbum seria o final: um disco tão bom merecia um final melhorzinho… “Me, Marlon Brando, Marlon Brando And I” não é forte nem memorável quanto deveria ser e “Blue”, apesar de na sua essência ser um bom final (a parte falada de Michael Stipe está muito boa e os vocais de Patti Smith também), inclui mesmo no fim um excerto da primeira faixa, “Discoverer”, que sendo sincero, estraga um pouco as coisas. Não é o suficiente para nos afastar do álbum, claro, mas faz-nos ter pena das outras faixas, que mereciam um encerramento mais bem feito.

Mas evidentemente, como qualquer bom álbum que por aí ande, é altamente recomendável. É o melhor dos R.E.M. em vários aninhos e quer sejam ávidos fãs da banda ou apenas conheçam os seus hits, “Collapse Into Now” é um grande disco a experimentar…

  1. "Discoverer"
  2. "All the Best"
  3. "Überlin"
  4. "Oh My Heart"
  5. "It Happened Today"
  6. "Every Day Is Yours to Win"
  7. "Mine Smell Like Honey"
  8. "Walk It Back"
  9. "Alligator_Aviator_Autopilot_Antimatter"
  10. "That Someone Is You"
  11. "Me, Marlon Brando, Marlon Brando and I"
  12. "Blue”

Donwload

image

Uma resposta to ““Collapse Into Now”, R.E.M. [2011]”

  1. […] https://thewarmcoffee.wordpress.com/2011/03/12/collapse-into-now-r-e-m-2011/ Posted in Noticias Tags: Alternative, Collapse Into Now, Folk, Indie Rock, Michael Stipe, Patti Smith, R.E.M. « LINKS DA SEMANA #2 You can leave a response, or trackback from your own site. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: