The Warm Coffee

O derradeiro guia de música e videojogos

“The King Is Dead”, The Decemberists [2011]

Posted by César Costa em 26/01/2011

https://thewarmcoffee.files.wordpress.com/2011/01/the-decemberists-the-king-is-dead-2011_musicasocial.jpg?w=300Data de lançamento: 17 de Janeiro de 2011

Género: Folk Rock

Duração: 41 min.

Editora: Rough Trade

Produção: Tucker Martine

Sabem aqueles álbuns que chegam a vocês na hora certa, local certo, e que caem mesmo bem? Bom, a esses álbuns chamo de “álbuns de ocasião” e este “The King Is Dead” pode ser considerado um desses álbuns. Não é um disco para se ouvir em qualquer altura. Se o ouvirem, como eu o ouvi da primeira vez, às 11 da noite, já com pouca cabeça para ouvir música, talvez lhe dêem um pontapé. Mas se o reservarem para um final de tarde solarengo e calminho muito provavelmente passarão um óptimo bocado.

A banda criou um disco bem suave que se ouve muito bem e que oferece as canções certas na altura certa. Nada de extraordinário, aliás, algumas das canções são banais, e embora já tema ter sido um pouco duro adjectivando-as de “banais” sei que o que vale mesmo a este “The King Is Dead” é o todo. Oferece pequenos ‘twists’, pequenos mudanças aqui e ali nas canções, mas no fim a ideia que fica do álbum é a de um trabalho colectivo. Se quiserem mesmo destaques, sublinharia por exemplo as 2 primeiras faixas, “Don’t Carry It All” e “Calamity Song”. A primeira é uma típica “música de acampamento” e a segunda é um tema bem mexido que talvez pareça fora do lugar mas que é uma bela adição ao disco.

O álbum vai correndo, melhor, vai caminhando, já que tudo parece fluir lentamente. Ele leva o seu tempo, sem pressas, é quase sempre tudo no mesmo registo, no mesmo som, e até pode vir a tornar-se repetitivo se não estiverem com muita paciência, mas se souberem diferenciar regularidade de monotonia não se deverão preocupar.

Duas baladas deliciosas devo realçar, também: “June Hymn” e “Dear Avery”. “June Hymn” é composto por uma guitarra acústica, a parceira do vocalista, que oferece um lindo acompanhamento vocal feminino à faixa, um acordeão e uma harmónica. Estes instrumentos vagueiam de mãos dadas pela faixa e o que nos é oferecido é um belo momento musical. A fechar temos então “Dear Avery”, mais uma balada, outra vez no sítio certo, que com os seus toques doces e suaves massaja os nossos ouvidos num fim de álbum íntimo e muito bonito.

“The King Is Dead” é daqueles álbuns que certamente cairão no goto de muita gente. Alguns poderão achar uma seca, já que não há grandes correrias aqui, mas se forem para ele de mente aberta poderão ter uma bela experiência.

  1. Don’t Carry It All
  2. Calamity Song
  3. Rise To Me
  4. Rox In The Box
  5. January Hymn
  6. Down By The Water
  7. All Arise!
  8. June Hymn
  9. This Is Why We Fight
  10. Dear Avery

Download

https://thewarmcoffee.files.wordpress.com/2009/11/4-0.jpg?w=60

 

 

Para ler esta review no sie yMusic –> http://www.ymusic.comyr.com/?p=780

Uma resposta to ““The King Is Dead”, The Decemberists [2011]”

  1. […] https://thewarmcoffee.wordpress.com/2011/01/26/the-king-is-dead-the-decemberists-2011/ […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: