The Warm Coffee

O derradeiro guia de música e videojogos

“Elysium”, Stratovarius [2011]

Posted by César Costa em 24/01/2011

Stratovarius - 2011 - Elysium Data de lançamento: 12 de Janeiro de 2011

Género: Power Metal

Duração: 57 min.

Editora: Victor

Produção: Matias Kupiainen

O primeiro álbum de Metal de 2011 chegou e é justo dizer que os fãs do género não sairão defraudados. A maioria, quero eu dizer… Se criaram muitas expectativas a volta deste novo “Elysium” tirem o cavalinho da chuva, não temos aqui nenhuma obra prima imaculada. Não obstante, é ainda assim um bom álbum de Power Metal, desenvergonhadamente Power Metal, diria mesmo. O traço épico e som grandioso é logo audível na primeira faixa: a bateria ecoante, o cheiro a anos 80 e o refrão com coro denunciam logo a banda. Nada de errado, penso eu. “Darkest Hours” é uma das mais interessantes faixas de “Elysium”.

A seguir a este início morno mas satisfatório, as coisas aquecem. “Under Flaming Skies” é o mais recente single do novo trabalho, e neste disco funciona como a sucessora à primeira faixa, e devo dizer que é, a par de Elysium”, a música mais forte do álbum, com o seu riff de guitarra ‘badass’ que galopa freneticamente pelo refrão fora acompanhado pela bateria dançante e pelos vocais de impôr respeito. Seguindo exactamente o mesmo ritmo, “Infernal Maze” começa estilo “conto épico” quase anunciando algo…épico, quando a única coisa que chega realmente perto do “épico” é o solo de guitarra estiloso que arranca na segunda metade do tema.

Todavia as coisas abrandam e, sejamos honestos, isso não ajuda nada os Stratovarius, já que nestes temas mais sossegadinhos a qualidade foge a sete pés, ainda que “Fairness Justified”, a faixa a que me refiro, ainda contenha um solo de algum requinte ali no meio. Felizmente os Stratovarius acordam, e com eles acordam-nos a nós com uma malha poderosa, “The Game Never Ends”. E se mesmo assim os fãs mais exigentes do Metal não ficarem satisfeitos com o som deste tema, o guitarrista Matias Kupiainen solta a franga a meio da faixa e inicia um solo psicadélico bem simpático que animará as coisas certamente.

“Elysium” segue com “Lifetime In A Moment”, uma música mid-tempo, e de meia qualidade, também, e chega a “Move The Mountain”, um tema mais requintado, com piano a acompanhar, o que acrescenta outra classe…

“Event Horizon” traz um ‘reminder’ daquilo que a banda é capaz, com uma música muito directa, muito ‘Metal’, muito a preparar o ouvinte para a verdadeira viagem na qual está prestes a embarcar. “Elysium”, a faixa título, é uma última tentativa da banda de soar grandiosa. A espaços, consegue, mas há também muita coisa na faixa, muitas partes, que poderiam ser dispensadas. Existem momentos realmente bons em que o disco ganha realmente um ‘momentum’ muito bom, mas é aqui e ali travado por traços de banalidade e redundância que nunca são benéficos para o que a banda está a tentar criar. A música acaba na mó de cima, felizmente, depois de todo o ‘crescendo’ criado nos últimos 3 minutos da faixa. “Elysium” é portanto um grande tema, mas poderia ser bastante melhor se o tempo da faixa fosse mais bem aproveitado em certos momentos.

Fãs do género têm aqui um álbum a considerar, os Stratovarius mostram o seu talento num álbum que consegue oferecer momentos bastante bons que, mesmo não sendo em quantidade suficiente para fazer de “Elysium” um grande álbum, de certeza que satisfarão os seus mais devotos seguidores.

  1. “Darkest Hours”
  2. “Under Flaming Skies”
  3. “Infernal Maze”
  4. “Fairnesss Justified”
  5. “The Game Never Ends”
  6. “Lifetime In A Moment”
  7. “Move The Mountain”
  8. “Event Horizon”
  9. “Elysium”

Download

https://thewarmcoffee.files.wordpress.com/2010/12/image_thumb.png?w=58&h=14

 

 

Para ler esta review no site yMusic -> http://www.ymusic.comyr.com/?p=727

Uma resposta to ““Elysium”, Stratovarius [2011]”

  1. […] https://thewarmcoffee.wordpress.com/2011/01/24/elysium-stratovarius-2011/ Tags: 2011, Elysium, Power Metal, Progressive Metal, Stratovarius […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: