The Warm Coffee

O derradeiro guia de música e videojogos

“Space Oddity”, David Bowie (1969)

Posted by César Costa em 09/11/2010

Cover Front Data de lançamento: 7 de Novembro de 1969

Género: Folk Rock, Progressive Rock

Duração: 45 min.

Gravadora: Philips/ RCA

Produtores: Tony Visconti; Gus Dudgeon em “Space Oddity”

Numa altura em que a exploração espacial estava em voga, David Bowie chega com o seu segundo álbum de originais. A faixa título, tocada durante a transmissão da BBC da chegada da Apollo 11 à Lua, é ainda hoje um tema icónico e presente na cultura pop.

Space Oddity é um álbum com uma boa carga emocional, melancólico por vezes, que vai contando uma série de histórias, mais ou menos relaccionadas com Bowie. Musicalmente é um disco bem mais rico que o primeiro, mas se por um lado começa incrivelmente bem, por outro começa a perder fulgor a partir da sétima faixa. As primeiras 6 músicas são bastante boas. Primeiro temos “Space Oddity”, um conto espacial sobre Major Tom, personagem criada por David Bowie. Em segundo lugar temos “Unwashed And Somewhat Slightly Dazed”, um tema bem mexido, com fortes traços country. “Don’t Sit Down” é semelhante, “Letter To Hermione” é uma balada íntima igualmente aceitável, e “Cygnet Commitee” é sem dúvida a melhor faixa do álbum, que conta de forma épica uma história de uma revolução distópica que se tornou em tudo menos no que David esperava. Mas depois da simplicidade ‘rockeira’ de “Janine”, aparecem umas 3 faixas quaisquéres que não chegam à qualidade da primeira metade de SO. “Wild Eyed Boy From Freecloud” até é bastante boa, na verdade, mas não só não chega às outras como está rodeada por duas ‘fillers’.

Felizmente, o disco fecha da melhor maneira possível com uma “música colectiva”, daquelas que só apetece bater palmas e cantar bem alto. Alegre, melodiosa e comemorativa, “Memory Of A Free Festival” é a música que encerra Space Oddity, e quer o mote quer a melodia da música vão ficar no ouvido. The sun machine is coming down/ and we’re gonna have a party, uhuh uh/ the sun machine is coming down/ and we’re gonna have a party…

Lado A
  1. Space Oddity” – 5:15
  2. Unwashed and Somewhat Slightly Dazed” – 6:55
  3. (Don’t Sit Down)”  – 0:39
  4. Letter to Hermione” – 2:28
  5. Cygnet Committee” – 9:33
Lado B
  1. Janine” – 3:18
  2. An Occasional Dream” – 2:51
  3. Wild Eyed Boy From Freecloud” – 4:45
  4. God Knows I’m Good” – 3:13
  5. Memory of a Free Festival” – 7:05

Download

https://thewarmcoffee.files.wordpress.com/2009/11/3-51.jpg?w=58

Uma resposta to ““Space Oddity”, David Bowie (1969)”

  1. Tiago Daniel Moreira Santos said

    Aí está mais um excelente post do autor em ascensão César Costa. “Ground Control To Major Tom” ficará sempre na minha fábrica de armazenamento chamada memória.

    Saudações de Valongo.

    p.s. – realçar ainda a novidade da sugestão da semana, que começa em grande. Para quem não viu o vídeo não se espantem se o cabelo do Matt Bellamy vos fazer lembrar o do UAGA! (o extinto anúncio ao iogurte).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: