The Warm Coffee

O derradeiro guia de música e videojogos

“David Bowie”, David Bowie [1967]

Posted by César Costa em 25/09/2010

https://thewarmcoffee.files.wordpress.com/2010/09/davidbowie1967firstalbumcover.jpg?w=300Data de lançamento: 1 de Junho de 1967

Género: Pop, Music Hall, Folk Rock

Duração: 37 min.

Gravadora: Deram

Produtores: Mike Vernon

Pouca gente conhece isto. É o disco de estreia de David Bowie, lançado nos longínquos anos 60. Eu pessoalmente não sou seguidor dos anos 60, mas se a música que se fazia na altura era assim… fico assustado.

Bowie ainda não era muito popular por esta altura, por isso muita gente deve ter ficado a pensar que ele era algum maluco com uma voz esquisita. A maioria das canções neste álbum têm letras banal e absolutamente horríveis, e o acompanhamento musical também não brilha. Claro, existem aqui temas cuja acessibilidade e melodia agarrarão qualquer um, mas muitas das músicas aqui roçam o ridículo.

O disco abre com “Uncle Arthur”. Menos mal, é um tema bem razoável. “Sell Me A Coat” já é bem abaixo: a letra mais uma vez é banal, repetitiva, e irritante após um tempo… “Rubber Band” vem só piorar as coisas, com uma melodia de adormecer, e um saxophone bastante perturbante.

“Love You ‘Til Tuesday” é divertida, bem engraçada (graças a uma letra “fantástica”…), e Bowie tem uma boa performance aqui. Depois… aparece um “streak” de faixas que dão sono, e só acordarão quando estiverem a ouvir “Silly Boy Blue”, que realmente é a melhor faixa do disco. “She Got Medals” é mais um presente, “Maid Of Bond Street” é bem aceitável, e no fim, aparece “Please, Mr. Gravedigger”. Esta última faixa é no mínimo… surpreendente. Dada a genialidade de Bowie nos álbuns seguintes, pode-se afirmar que este tema é apenas um fruto dessa mesma genialidade. No entanto, muita gente deve ter visto David Bowie como um louco, por ter gravado esta faixa completamente constipado, a capella, com som ambiente. É bastante original mas o primeiro impacto é impagável, e da primeiro vez que ouvi isto estava a desfazer-me em gargalhadas…

Um álbum de ‘oldies’ na discografia de Bowie simplesmente não encaixa no resto, e é uma meia horinha interessante para os fãs do artista. Mostra um outro Bowie, bastante diferente daquele que hoje é considerado um génio e uma inspiração para muitos artistas da actualidade. Apesar de alguns apontamentos positivos neste álbum, felizmente este Bowie morreu aqui…

  1. “Uncle Arthur” – 2:07
  2. “Sell Me a Coat” – 2:58
  3. Rubber Band” – 2:17
  4. Love You Till Tuesday” – 3:09
  5. “There Is a Happy Land” – 3:11
  6. “We Are Hungry Men” – 2:58
  7. “When I Live My Dream” – 3:22
  8. “Little Bombardier” – 3:24
  9. “Silly Boy Blue” – 4:36
  10. “Come and Buy My Toys” – 2:07
  11. “Join the Gang” – 2:17
  12. “She’s Got Medals” – 2:23
  13. “Maid of Bond Street” – 1:43
  14. “Please Mr. Gravedigger” – 2:35

Download

Uma resposta to ““David Bowie”, David Bowie [1967]”

  1. Tiago Daniel Moreira Santos said

    Um senhor da música.

    Saudações de Valongo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: