The Warm Coffee

O derradeiro guia de música e videojogos

“A New Morning”, Suede [2002]

Posted by César Costa em 20/08/2010

https://i0.wp.com/991.com/newgallery/Suede-A-New-Morning-277030.jpgData de lançamento: 30 de Setembro de 2002

Género: BritPop

Duração: 57 min.

Gravadora: Columbia

Produtores: Stephen Street, John Leckie, Dave Eringa

O interesse nos Suede já era pouco, na sequência de um álbum algo mal recebido por fâs e crítica. Mas ao menos, desta vez, Brett estava limpo. As drogas já eram, e por isso, este álbum é muito menos freaky que qualquer outro trabalho dos Suede. Para o bem, e para o mal…

Este disco é mais “atinadinho”. Não há faixas de rock malucas, nem canções sobre drogas, mas sim sobre o dia-a-dia, e a vida. Fazendo uma comparação, se antes os Suede tinham um cheirinho a David Bowie, agora parecem-se mais com os Pólo Norte. Não que isso seja uma coisa má! Apenas é uma grande mudança, demasiado grande para alguns…

Não há quase nada neste álbum que supere o que já foi feito, mas existem faixas de destaque. “Positivity”, o primeiro single do álbum, “Obsessions”, uma espécie de remake de “Trash”, com um refrão muito bom; “Astrogirl”, uma faixa guiada pelo mellotron de Alex Lee (o membro da banda que substituiu Neil Codling por razões de saúde) que constitui um dos melhores momentos de A New Morning; “Lost In TV” uma balada acústica bastante boa; “When The Rain Falls”, outra balada a fechar o disco, e da melhor maneira possível; e por fim a faixa bónus, “You Belong To Me” que dá um último suspiro ao disco.

De uma forma geral, o álbum é mais sólido que Head Music, no entanto, tem uma ou duas faixas que facilmente se dispensariam. “Lonely Girls” é aborrecida e “Streetlife” também não é grande coisa… Mas no final, é um álbum que é bem desfrutável, apesar de ser um pouco murcho em relação a outros trabalhos, mesmo em comparação a Head Music. É um estilo diferente, mais acolhedor e menos arrojado.

“One Hit To The Body” é uma faixa pop rock que também tem o seu brilho, “Beautiful Loser” é mais uma prova de que Richard Oakes é um grande guitarrista e “Untitled”, mais uma balada estilo “When The Rain Falls” também tem a sua piada. Já a última faixa escondida, “Oceans” é apenas mediana…

Sucintamente, o álbum é melhor que Head Music, pois há uma atmosfera e um som comum a todas as faixas, uma ligação que não se via em Head Music. Tem os seus grande momentos mas existem também aqui alguns menos bons que muitos ouvintes não hesitarão em passar à frente. O álbum em si é um bom trabalho, mas é fácil de perceber porque velhos fãs de Suede não gostaram muito deste “A New Morning” já que é uma mudança de som radical. É um disco para ouvir de manhã ao acordar, ou numa altura mais calma. Aconselho a fãs mais recentes dos Suede e a quem gostar de música rock mais soft.

1 . Positivity
2 . Obsessions
3 . Lonely Girls
4 . Lost In T.V.
5 . Beautiful Loser
6 . Streetlife
7 . Astrogirl
8 . Untitled… Morning
9 . One Hit to the Body
10 . When the Rain Falls
11 . You Belong to Me
12 . Oceans (faixa escondida)

Download

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: