The Warm Coffee

O derradeiro guia de música e videojogos

Soul Calibur (DC)

Posted by César Costa em 01/09/2009

https://i0.wp.com/upload.wikimedia.org/wikipedia/en/5/51/Soulcalibur.jpgGénero: Combate

Editora: Namco

Distribuidora: Namco

Plataforma: Dreamcast

Data de Lançamento: 1 de Dezembro de 1999

Neste espaço dedicado aos jogos mais velhinhos escolhi esta obra-prima para analisar. E posso dizer que é um trabalho fácil. Não quero dizer porquê porque scaso contrario ler esta review seria inútil.

Sendo breve, este título, ao contrário do que 80% dos jogadores pensam, não é o primeiro da série. Aliás, o primeiro jogo foi Soul Edge, chamado de Soul Blade na sua versão para a PlayStation, que foi lançado uns aninhos antes deste SC. Mas levem-no como apenas uma premonição daquilo que viria a ser Soul Calibur, uma das melhores, senão a melhor série de jogos de combate de sempre. Lembro-me de na altura em que o jogo foi lançado o pessoal estar todo ocupado com Tekken 3, e os fãs super-hiper-mega nostálgicos de Street Fighter a jogar SF2. E SC nunca fui muito popular aqui em Portugal, e ao jogar Soul Calibur senti que estava perante um jogo muito injustiçado, devido à supremacia da PSOne em território português, algo que se mantém ainda hoje. Logo que pus as minhas mãos em cima do jogo pensei “Qual Tekken? Qual SF? Isto sim é um bom jogo de luta!”…

Por muito que os fâs de Tekken, ou os fãs de demasiada nostalgia de Street Fighter queiram negar, em termos de pura pancadaria, nada bate Soul Calibur. Soul Calibur é mais rápido, mais virtuoso, mais espectacular, mais práctico, mais liberto, e sobretudo… tem armas!! Fixe, não é?

Vamos então aos parâmetros básico. Em termos de gráficos concordo quando dizem que este é o jogo com melhores gráficos para a sua época de que há memória. São simplesmente FANTÁSTICOS!! É normal que se fique espantado quando se está habituado a jogos de aspecto poligonal e quadradão (Tekken…) e de repente vêm um jogo com gráficos que fazem inveja ao que de melhor a PS2 já fez. Compare-se:

https://i1.wp.com/images.mmosite.com/answer/dict/upload/2009/07/04/5be65448a36675e8e8c592a10b6bb967.png

Soul Calibur 1 HD screenshot

É notável a beleza gráfica de Soul Calibur.

Em termos de jogabilidade, os controlos por exemplo respondem imediatamente, o sistema de luta é o melhor em qualquer jogo de combate ‘versus’ alguma vez feito, as personagens são equilibradas, os leque de golpes é bastante vasto, a liberdade de movimentos é total, enfim… É puro ouro.

Quanto ao som, este jogo também tem proporções épicas. Cada batalha é acompanhada por uma faixa orquestral majestosa, e apesar de as “baladas’ serem muito edenticas, é injusto deixar de notar num grande trabalho de composição. O som dos combates em si também é muito bom, e a dobragem japonesa das vozes dá outro charme ao jogo.

https://i2.wp.com/gamerscoup.com/Microsoft/Xbox360/screenshots/soulcalibur1.jpg

Virtualmente, o jogo é infinito. Podemos ganhar personagens adicionais no modo Arcade, obter extras e coleccionáveis no Mission Mode (que é um dos grandes apelativos do jogo, diga-se), melhorar em Practice, batermo-nos a nós próprios no modo Survival, jogar em Equipa no modo Team Battle, ver batalhas e vídeos demo de cada personagem, apreciar sketches e fotos CG das personagens no modo Museum, e claro, andar à porrada com amigos nosso no modo Versus. A diversão só acaba quando o jogador se encher. E isso, só muito depois acontece.

Quem jogar Soul Calibur, já não consegue voltar a pegar em jogos de luta perros como Tekken ou Virtua Fighter tão cedo, e o jogo é altamente viciante.

Aproveito para frisar que este é sem dúvida, mas sem qualquer dúvida o melhor jogo de combate de sempre. E a razão pela qual eu disse que analisar este jogo era tarefa facilitada, é pelo simples facto de este jogo não ter quaisquer erros. Este é dos poucos jogos que existem que considero perfeitos. Este jogo é uma autêntica obra-prima, inigualável até hoje. Soul Calibur destaca-se pela sua virtuosidade, pelo seu charme, e pelo ambiente antigo, misterioso e algo maléfico.

Qualquer pessoa que se considere apreciador de videojogos, tem de ter este jogo. É absolutamente obrigatório!

“A lenda nunca morrerá!”

5.0

3 Respostas to “Soul Calibur (DC)”

  1. jogo maravilhoso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: