The Warm Coffee

O derradeiro guia de música e videojogos

Pro Evolution Soccer sucks!

Posted by César Costa em 11/07/2009

Sim é mais um post sobre PES, mas isto que vos tenho a dizer é realmente importante.

PES SUCKS! É um facto.

Sempre fui um PES fan, e admito que sempre aguentei com certas mesquinhices que costumavam acontecer nos jogos desta série, mas depois de 7 edições, chego à conclusão que aquilo que maioria das pessoas pensam de PES é errado. Toda a gente há uns 3 anos atras dizia: “hey! Pro Evolution Soccer, o ‘ganda’ simulador de futebol, ‘bués’ melhor que o FIFA!”… O quanto essas pessoas se enganam.

1º: PES nunca foi, nem nunca vai ser (pelos vistos) um simulador, PES é só um jogo arcade que pretende ser um simulador, mas cuja única piada está em não o ser. Complicado? Eu simplifico. Toda a gente se preocupa em rotular PES como um simulador (exactamente aquilo que o Sr. “Seabass” quer) quando PES é a coisa mais longe de um simulador de futebol que se pode imaginar. Aliás, a piada de PES está em não ser um simulador, mas sim um simples jogo arcade, em que se marcam grandes golos a toda a hora, e os guarda-redes possuem um tempo de resposta inumano produzindo defesas espectaculares e isso tudo… WAKE UP PEOPLE!! PES é puro arcade. Só que quando vêm um jogo de futebol com uma jogabilidade que lhes agrada a primeira coisa que dizem é que o jogo é ‘BUÉ’ realista!

2º: FIFA sempre foi melhor que PES. O motor de jogo sempre foi muito melhor, gráficos melhores, jogabilidade mais realista, um número de licenças esmagadoramente maior, enfim, tanto por onde se pode pegar…

Uma vez vi um tipo na internet dizer no MetaCritic que em PES “se a IA decidir que vai ganhar, ela vai ganhar; se a IA decidir que te vai tirar a bola, ela vai tira-la custe o que custar”. Isto é totalmente verdade. Quantas e quantas vezes estamos a jogar em PES e aparece um golo contra a corrente de jogo? Tudo porque a IA faz “batota” para marcar. Não há que enganar! Alguns poderão dizer-me: “Tu é que não jogas nada!”. Errado: ainda nem sequer o pessoal sabia o que era PES já eu andava aos comandos no jogo! Se há alguém que conhece PES sou eu! E sei que se a IA decide tirar-nos a bola ela consegue, na maior parte das vezes recorrendo aos empurrões (sem o árbitro marcar falta). Sim porque está claro que em PES a IA abusa do contacto físico, e por aquilo que sei de futebol, usar o braço para disputar uma bola é falta, empurrar o adversário parra trás com o braço é falta, cotoveladas são falta, entradas fora de tempo são falta, encontrões (mesmo que involuntários) são falta, e por aí fora. Como o mesmo tipo disse “nos níveis mais altos de dificuldade não encontro nada de difícil a não ser um jogo cheio de batota”… e isto é um facto: em PES a Inteligência Artificial faz batota!

Tomando isto em conta é normal que alguém fique frustrado quando lhe acontece isto:

Ou isto…

Ou ainda isto:

Nem todos se afectam por isto, mas não sou o único a pensar assim. Nem todos podemos ser craques em PES nem ganhar torneios lá fora. Esses acharão que estou maluco. Mas o jogador que joga por diversão e por amor ao futebol, e que também joga outros jogos, como eu, sentirá que muitas vezes ao jogar PES está a ser manipulado a prejudicado pela IA.

Certo, PES proporciona diversão. PES é espectacular. Tem a melhor jogabilidade arcade de sempre num jogo de futebol. É futebol espectáculo. Mas não é verdadeiro.

Continuo a gostar de PES, mas por aquilo que proporciona de bom, que muitas vezes fica na sombra de toda a batotice e roubalheira que a IA faz só para tornar o jogo mais difícil. Não é fazendo batota que se faz um jogo mais difícil, mas é assim que se o torna frustrante e descompensador.

Da próxima vez que estiverem a jogar PES, e marcarem um golo, ganharem a taça, ou ficarem em primeiro na Master League, lembrem-se: isso só aconteceu porque por acaso a IA o permitiu…

2 Respostas to “Pro Evolution Soccer sucks!”

  1. Tiago Daniel Moreira Santos said

    Isto é totalmente verdade! Realço as grandes entradas que aparecem nos vídeos acima, que caceteiros!(pareço eu).

    • Tiago Daniel Moreira Santos said

      Ui mas que falta de respeito, a plagiar o meu nome e ainda por cima mal feito, visto que falta a frase de despedida.

      Otário!!! Devias de ser apanhado num parque de estacionamento e 3 indivíduos virem ter contigo e darem-te umas turras.

      Saudações de Valongo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: