The Warm Coffee

O derradeiro guia de música e videojogos

Virtua Striker 2 ver. 2000.1 (DC)

Posted by César Costa em 03/05/2009

virtuastriker2ver2000Género: Desporto

Editora: SEGA-AM2

Distribuidora: SEGA

Plataforma: Dreamcast

Data de Lançamento: ? de ? de  2000

Agora, uma análise a um dos meus jogos preferidos de sempre: Virtua Striker 2!

Quantos de nós já não gastámos uns trocos a jogar jogos de arcade num qualquer salão de jogos? Muito provavelmente um desses jogos era Virtua Striker, um jogo de futebol puramente exibicionista e espectacular, em 2000 levado até à Dreamcast. Sempre foi um dos jogos mais populares entre os “jogadores de salão”, pelo que seria um sonho para qualquer um deles ter o seu jogo de futebol em casa, para jogar quando quisesse.

No entanto, a experiência não é a mesma. Numa máquina, uma pessoa não presta atenção ao facto de nem sequer saber o nome dos jogadores que controla. Numa consola, presta. Numa máquina ninguém se importa se dá ou não para escolher a táctica e o onze inicial. Numa consola, toda a gente se importa. Numa máquina ninguém quer saber se o jogo tem erros de jogabilidade, uma pessoa está ali só para jogar um divertido jogo de futebol. Já numa consola, todos estamos atentos a isso. Aqui está o tendão de Aquiles desta conversão de VS2 para DC.

vstriker2A SEGA limitou-se a copiar o jogo das arcades para a consola, implantar um sistema de saves e lançar o jogo. Nem se deram ao trabalho de melhorar certos aspectos do jogo, como os controlos algo desajeitados, que levam uns instantezinhos a responder que não deveriam levar.

Nos gráficos o jogo não decepciona, pois os movimentos dos jogadores são bastante convincentes, e as texturas são também elas de nível razoável. Os modelos dos jogadores apesar de ainda um pouco poligonais, mostram o que já a Dreamcast era capaz de fazer.

O melhor e o pior do jogo está na jogabilidade. Tudo aquilo que o povo adorou na versão arcade está aqui. Mas infelizmente, aquilo a que o povo nem ligou muito na versão arcade, é impossível de ignorar na versão doméstica. Os grandes golaços, os pontapés acrobáticos, as entradas de carrinho imponentes, as defesas espalhafatosas, e a constante fluidez de jogo que consegue fazer inveja aos simuladores de futebol de hoje, fazem com que Virtua Striker 2 dê valentes horas de gozo. É simplesmente divertido e viciante! Por outro lado, os mais dados ao realismo terão alguma dificuldade em gostar deste jogo, já que não existem tácticas nem nada que se pareça. São literalmente 22 homens atrás de uma bola e tentando metê-la na baliza contrária: futebol puro e duro.

Apesar de os controlos favorecerem (e bem) a espectacularidade do “beautiful game”, eles também podem tornar o jogo um pouquinho frustrante, especialmente porque os controlos são por vezes preguiçosos na resposta. Já para não falar do facto de só poderem rematar para onde estiverem virados…

screenshot_2810_thumb300

Quanto ao som nada de especial a dizer. Os únicos sons que ouviremos serão as musicas dos menus e repetição (nada de brilhante aqui, diga-se) e o comentador que apenas intervém para anúnciar os jogos e gritar “GOOOOOOOOOOOOOOooooooooooooal!!”

Este é também um jogo que dura um bom tempinho. Temos a liga, a taça, o modo Arcade (duh?), e o modo Ranking para jogar, e algumas equipas para desbloquear neste último modo, incluindo Portugal!!!🙂

Em suma, este jogo é mais para os fãs do futebol puro e duro, e senão ligarem aos erros do jogo, poderão desfruta-lo ao máximo, já que aposta tudo no futebol espectáculo, simples e divertido. VS2 no geral, não passa de um jogo mediano, mas consegue divertir, quer a solo, quer em partidas de 2 a 4 jogadores.

Classificação final:25

Uma resposta to “Virtua Striker 2 ver. 2000.1 (DC)”

  1. Tiago Daniel Moreira Santos said

    LOL. Mas que grande surpresa esta. Pena eu nunca ter jogado VS numa dessas máquinas que andam por aí, mas já tive a oportunidade de, graças a um emulador, jogá-lo para Pc. Sinceramente o jogo até não é mau de todo, aqueles golaços de bicicleta e os “Goooooooooooaaaaaaaaaaaaalllllllllll” do comentador ficam na memória de todos.

    Saudações de Valongo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: