The Warm Coffee

O derradeiro guia de música e videojogos

Hitman 2: Silent Assassin (PC)

Posted by César Costa em 18/04/2009

hitman_2_artwork

Género: Stealth Action

Editora: IO Interactive

Distribuidora: Eidos Interactive

Plataforma: PC

Data de Lançamento: 4 de Outubro de 2002

O agente 47 não é propriamente desconhecido. Quer dizer, partindo do princípio que ninguém sabe o seu verdadeiro nome (se é que tem) ele até pode ter algo de misterioso, mas o homem já é da casa. Um jogo razoável no PC, uma estreia que até nem saiu mal comercialmente, valeu-lhe a segunda oportunidade, desta vez, um lançamento multiplataforma. E diga-se, esta foi a verdadeira afirmação.

Stealth games sempre houve poucos: Metal Gear em finais dos anos 90, Splinter Cell à porta do milénio, e pouco mais. Lá pelo meio sempre esteve o carequinha, que optou sempre por uma abordagem diferente aos alvos. Solid Snake e Fisher sempre se socorreram a gadgets e grandes armas para cumprir os objectivos, mas 47 pode terminar um nível só com uma corda, ou no máximo uma pistolinha. E nada de grandes vestes. Um simples smoking dá para o serviço.

s19367_pc_3

Silent Assassin é um passo de gigantone em relação a Codename 47, o jogo de estreia. C47 era um jogo demasiado simples, e por isso mesmo não fez o sucesso nem a teve a aclamação crítica que a IO Interactive esperava. Mas com SA, tudo muda.

Neste jogo, 47 tem como missão principal salvar o seu mentor e amigo Padre Vittorio, com os raptores pedindo 500.000 dolares em dois dias. 47 contacta a Agência e em troca dos seus serviços pede ajuda a encontrar o seu amigo.

Graficamente, temos uma grande jogo, Os efeitos de luz estão muito bons, o detalhe dos modelos das personagens é também ele satisfatório, e as paisagens, mesmo não impressionando, estão a bom nível. Um bug ali, uma imperfeição gráfica ali, não mancham a performance.

68540_largeNo que à jogabilidade diz respeito, o jogo oferece uma experiência bastante gratificante: os inimigos mostram uma IA melhorada significativamente, e basta corrermos nos cenários para começarem logo a desconfiar. As armas em maior número são também um motivo para sorrir, e toda a mecânica de jogabilidade não atrapalha em nada a acção. Não há nada melhor que roubar as roupas a um pobre inocente, usá-las como disfarce, e chegar ao alvo sem levantar a minima suspeita…

Em termos de som, temos uma banda sonora a cargo do génio Jesper Kyd, que faz aqui um excelente trabalho, mais um vez. A música, mesmo entrando sempre suavemente, consegue dar uma nova dimensão à acção, e envolve completamente o jogador.

hitman-2-silent-assassin-521873277101

Quanto à longevidade, este é um jogo para durar, correndo ao longo de cerca de 18 missões, todas possíveis de serem repetidas uma ou duas vezes sem usar o mesmo processo. O factor de repetição é algo a ter em conta.

Resumindo e concluindo, este é um jogo de proporções épicas, seja pelo enredo, pela atmosfera fantástica do jogo, ou pela liberdade oferecida ao jogador no cumprimento dos objectivos ao longo da aventura. Recomendo vivamente a quem gostou do original, de qualquer outro jogo da série, e a quem está familiarizado com jogos stealth em geral.

Classificação final:45

Uma resposta to “Hitman 2: Silent Assassin (PC)”

  1. Tiago Daniel Moreira Santos said

    Tenho a dizer k gostei muito de jogar este Hitman,sobretudo pela longevidade e pelas missões. Relativamente ao primeiro da saga é claramente melhor, mas também não era difícil.
    Posso dizer que nas férias jogava sempre este jogo para me entreter(primeiramente), mas depois fiquei viciado no agente careca.
    Continue com estes posts meu caro…

    Saudações de Valongo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: