The Warm Coffee

O derradeiro guia de música e videojogos

Pro Evolution Soccer 2009 (PS2)

Posted by César Costa em 23/02/2009

SLES-55406_PES9_INLAY_UK

Género: Desporto

Editora: Konami Computer Entertainment Tokyo

Distribuidora: Konami

Plataformas: PS2

Data de Lançamento: 11 de Novembro de 2008

É um dado adquirido que a série PES foi desde a sua 2ª à 6ª edição a predilecta de maioria dos jogadores de futebol virtual. No entanto, FIFA ofereceu várias vezes um jogo ligeiramente melhor quando tido como um todo. PES teve sim aquilo que faltava há muito nos simuladores de futebol: uma jogabilidade que trocasse a simplicidade por uma experiência em que o jogador tivesse mais controlo sobre o jogador e os seus movimentos. Isto levou a que surgisse um interesse invulgar num simulador de futebol vindo do Oriente, e que trazia consigo uma jogabilidade fresca, virtuosa, exibicionista e espectacular. Mas levou também a que todos os erros do jogo fossem ignorados. E como a BGAMER chegou a dizer, “a jogabilidade compensava bem as falhas”. Isto mostra bem impacto que a jogabilidade inovadora teve na imparcialidade dos próprios críticos de videojogos, que diga-se, sempre teimaram em ignorar os problemas do jogo, mesmo os mais evidentes e profundos.

Por Evolution Soccer 2009 não foge muito ao que jogámos em anos anteriores. O que é bom pelo facto de a jogabilidade ser a mesma, e mau pelo facto de os erros irritantes do passado se manterem também. Voltaram os movimentos elegantes, as quedas espalhafatosas e teatrais, as fintas pomposas, os remates-bala, as arbitragens péssimas, as disputas de bola às braçadas (a Konami ainda não percebeu que ganhar a bola às cotoveladas é falta…), e a falta de licenças oficiais de clubes. Este último problemas esta suavizado, mas ainda assim é incompreensível como puderam deixar de fora clubes importantes como o Bayern de Munique ou o Schalke 04, e não terem conseguido a licença da liga espanhola. Pelo menos os clubes de menor prestígio, que não estão agregados a nenhuma liga, estão todos licenciados, mas sentem-se falta de algumas equipas.

É ainda mais incompreensível o facto de não terem incluído a Champions na versão PS2, quando todos sabemos que a Konami detém os direitos da competição por exclusivo…

Graficamente o jogo não mostra qualquer evolução, exceptuando uma renovação nos modelos dos equipamentos dos jogadores e das suas texturas. Os jogadores continuam muito parecidos aos atletas reais, contribuindo para uma maior autenticidade do jogo. Numa consola estagnada tecnicamente, não se pode pedir muito mais…

A jogabilidade mantém o padrão de qualidade a que nos habituámos, mas infelizmente, as disputas de bola à bruta e as consequentes faltas por assinalar, voltaram, e a arbitragem em si deixa muito a desejar, conseguindo por vezes tornar o jogo bastante frustrante. Nota também para o facto de nesta edição do jogo ser praticamente impossível ganhar um cabeceamento em momentos decisivos, ou seja, na defesa, ou à boca do golo. E ainda uma nota curiosa: por vezes, o CPU parece teimar em fazer os impossíveis para marcar um golo sempre que nota que estamos a desperdiçar muitas oportunidades, só para fazer valer a máxima “quem não marca, sofre”. E golos ao cair do pano serão muito frequentes…

A componente sonora do jogo continua mediana, com comentários que não passam de razoáveis, e uma banda sonora que em parte é fraca.

Quanto à longevidade, essa está garantida, com vários troféus a conquistar, missões a cumprir no modo Tour Mundial, a Master League, e o modo Rumo ao Estrelato.

Em suma, pouco muda desde PES 2008, apenas um ligeiro travão na fluidez de jogo, um sistema de remates mais realista, as actualizações da nova época, faces mais chegadas à realidade, o novo modo Rumo ao Estrelato, e está feito PES 2009.

Quando comparado com FIFA 09 da PS2, Pro Evo 2009 perde por pouco para a série da EA Sports, que aposta numa jogabilidade bastante realista, na qualidade dos gráficos, e na longevidade apoiada pelo grande número de licenças. Ainda assim, Pro Evolution Soccer 2009 é uma boa compra para quem gosta de futebol na PS2, e mantém-se fiel às origens, para o bem e para o mal.

3 Respostas to “Pro Evolution Soccer 2009 (PS2)”

  1. Tiago Daniel Moreira Santos said

    Ao mesmo tempo que espero por entrar num jogo do Rumo ao Estrelato, aqui estou eu a comentar este jogo. Eu realmente sobre a versão para a PS2 não posso falar muito, mas a versão para PC agrada-me bastante e um facto que acontece regularmente, e contrariamente ao que é dito aqui, é o de quase sempre ganhar-se as bolas de cabeça, que muitos golos me têm dado. (Entrei)
    É realmente inadmissível a Konami não ter posto a Liga dos Campeões para a PS2, mas mesmo que tivesse, FIFA continuiria a ser o meu simulador favorito.

    Cumprimentos de Valongo!

  2. Renan said

    Vcs estao todos errados o ps2009 e o melhor futebol para ps2 vcs esao louco o fifa 09 o que tem de bom e so os graficos extra campo.

    • Pois, nós estamos errados, e você é que está certo. Felizmente a prepotência não paga imposto…

      Claro, é uma questão de opinião, mas nesse caso, entre FIFA e PES, a vantagem de FIFA é clara, e qualquer pessoa que saiba minimamente avaliar videojogos pode confimar isso. Se você gosta de PES, tudo bem, eu também gosto, mas não me peça para dizer que é melhor que FIFA porque, infelizmente, não é.

      De qualquer maneira, Cumps, e obrigado por ter visitado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: