The Warm Coffee

O derradeiro guia de música e videojogos

Revista Oficial PlayStation de volta!

Posted by César Costa em 13/11/2008

Depois de algum tempo afastada das bancas, eis que volta esta bem sucedida publicação (muito à custa dos famosos DVDs com demos), desta vez sobre o controlo da Goody, que detém grande parte do poderio neste mercado (MaxiConsolas, PSM3, e o supra-sumo das vendas, BGAMER). Um responsável pelo projecto afirma que quer trazer os videojogos a um público “mais abrangente”.

Escusado será dizer, para aqueles que têm estado dentro do assunto, que a concorrência já viveu melhores dias, e que já não é a primeira nem a última publicação a deixar as bancas. Num caso mais recente, a Hype!, um revista que tinha tanto de nacional como de ambiciosa, e detinha também muitos trunfos para o sucesso: a sua aposta na informação em peso e qualidade era um desses trunfos. Mas infelizmente, e pela forte concorrência das chaves de ouro da Goody, mais propriamente a BGAMER, este grande projecto que se afirmava 100% nacional (e que o era mais que qualquer outra revista) não foi muito longe, e fracassou apenas com um ano de vida.

Num mercado composto essencialmente por revistas feitas pelas mesmas pessoas, a ROPS será bem-vinda. A PSM3, que sempre se auto-proclamou como 100% independente, tem mostrado cada vez mais descaradamente não o ser, principalmente no campo das análises, onde é claramente influenciada pela sua congénere inglesa: o caso mais recente é talvez o duelo PES-FIFA, em que a PSM3 deu notas exactamente iguais às da versão anglo-saxónica da publicação. O profissionalismo dos redactores também já foi questionado pois todos os anos beneficiam claramente as pontuações de PES, devido às ja famosas “horas de almoço a jogar PES”. No entanto este assunto é digno de discussão noutra altura. A MaxiConsolas tem vindo a aumentar de qualidade, e a BGAMER mantém-se firme há já quase 10 anos.

O grande objectivo é voltar ao sucesso, e um dos trunfos que apresenta é o Blu-Ray com demos, todos os meses. Sim, isto significa mais uns euros fora da carteira. A revista terá um custo de 6,95€, algo que será claramente justificado com o disco das demos. Mas é justo questionar: valerá a pena comprar a revista, tendo em conta o conteúdo no papel? Aí reside o grande desafio aos (novos?) redactores da renascida ROPS.

Pessoalmente, posso dizer que estou curioso quanto a este novo projecto: a ROPS2 foi a primeira revista em que pus as mãos, e ao contrário do que muitos disseram, ela justificava a compra não apenas pelo disco das demos.. até a uma certa altura. A revista mudou radicalmente, e passado um tempo veio o carrasco: a PS3. Acabaram-se as demos, e passados alguns meses, e depois de uma inevitável baixa de preço, a revista morreu.

Muitos estão com o pé atrás, mas por muito que custe, a PSM3 terá novamente um concorrente de peso. Conseguirá aguentar? Veremos no próximos meses. A primeira edição são já em finais de Novembro, e conta com análises a jogos muito esperados… Olhem só para a capa e verão do que falo.

capasrops001

Queria, para terminar, confiar um pensamento: não quero estar a levantar nada, mas cheira-me que a morte da Hype! vai ser aproveitada por este regresso de ROPS. No dia 20 de Novembro tirarei as dúvidas.

2 Respostas to “Revista Oficial PlayStation de volta!”

  1. Ora bons olhos o vejam caro César Costa.Confesso que já tinha saudades de comentar uma notícia no seu blog, mas vamos ao que realmente interessa,comentar a noticia.
    Com que então a ROPS está de volta? É de facto uma boa noticia para os seus leitores. Eu pessoalmente não comprava esta revista,nem vou passar a comprar,mas graças a um amigo meu (nome não vai ser revelado)que comprava a ROPS, podia observá-la, e digo desde já, que apreciava não só os demos que trazia, mas também, especialmente, as cartas dos leitores que vinham no seu interior (havia algumas que eram realmente estúpidas).
    Desejo toda a sorte do mundo à revista. Continuação de uma boa noite e até à próxima!

    P.s. Podia-me dizer se sabe quais os demos que vão sair nesta edição? Agradecia-lhe do fundo do coração se me pudesse dizer.

    Saudações de Valongo.

  2. Ainda não foi possível saber que demos estarão incluídas no Blu-Ray, mas nos próximos dias, mais detalhes deverão ser revelados.

    The Warm Coffee
    sonicadv27

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: