The Warm Coffee

O derradeiro guia de música e videojogos

Leipzig Games Convention

Posted by César Costa em 28/09/2008

Fim de Agosto é sinal de fim de férias para muitos. No entanto, o fim de Agosto é para alguns a altura do ano em que mais trabalham. Falo dos jornalistas de videojogos e de todos aqueles que contribuem para a realização daquela que é agora a mais prestigiada feira de videojogos (depois da decadência da E3), que se realiza na ultima semana de Agosto, desde 2002.

Como fã de videojogos, certos títulos chamaram mais a minha atenção que outros e por isso mesmo resolvi fazer este especial sobre a GC, abordando aqueles que na minha opinião foram os jogos mais relevantes do evento.

KILLZONE 2

Na sequência de um jogo que a crítica e alguns ‘papagaios’ classificaram como uma desilusão (apesar de na minha opinião ser um jogo fantástico…), a Guerrilla inicia prontamente o desenvolvimento da sua sequela, KIllzone 2. Depois de sucessivos atrasos na produção, e algum tempo sem dar notícias, a Guerrilla apresenta a sua criação ao público na Games Convention, disposta a corrigir os “erros” do passado.

O foco da produtora foi todo dado à componente online do jogo, baseada num sistema de missões. Os tipos de missões não fogem muito ao que presenciámos no viciante modo multiplayer de Killzone, indo desde o habitual Deathmatch até a um Search & Retrieve. Com uma abordagem centrada no trabalho em equipa e com a possiblidade de escolhermos características de outras classes que não a escolhida por nós, o modo online figura-se como um dos grandes atractivos de Killzone 2. A Guerrilla já confirmou a inclusão de bots nas sessões multiplayer quer online, quer offline.

Para já, e pelo que posso ver pelas dezenas de imagens que vi na Internet e revistas da especialidade, posso dizer que o grafismo de qualidade parece estar assegurado, algo confirmado pela crítica, que foi quem lá esteve na apresentação. É esperar para ver o resultado, depois de um primeiro tiro que parece ter defraudado muita gente, não por não ser bom, pois é claramente um dos melhores FPS de sempre, mas porque para ele foram criadas expectativas excessivamente altas.

MIRROR’S EDGE

Este é talvez um dos jogos mais inovadores dos últimos tempos. Dá pelo nome de Mirror’s Edge, produzido pela EA Digital Illusions CE, e é caracterizado pela sua mistura de géneros. O jogo é predominantemente de aventura, jogado na primeira pessoa com alguns elementos de acção.

Controlamos Faith, uma jovem crescida nas ruas de uma cidade controlada por um regime de totalitarismo, onde os únicos meios de comunicação independentes ao governo são mensageiros como ela, que correm pela cidade fazendo circular informação. O objectivo imediato de Faith é libertar a irmã, presa pelo governo opressivo, o mesmo que matou os seus pais. Quando Faith consegue salvar a sua irmã, distribuindo mensagens no submundo do crime, vê-se perseguida por agentes do governo, presumivelmente grande parte dos inimigos que teremos de enfrentar ao longo da aventura. Segundo a produtora o envolvimento do jogador com os movimentos de Faith será quase total, tendo este de recorrer a combinações de botões para executar certas acções. A jogabilidade permitirá também controlar quase todas as partes do corpo de Faith, e para conseguir uma experiência de jogo mais fluida será necessário ter em atenção o timing em que pressionamos os botões, e a velocidade e posição de Faith relativamente ao cenário. Ao contrário de outros jogos na primeira pessoa, em Mirror’s Edge será possível ver tanto as pernas como braços e tronco de Faith.

Os gráficos estão muito bons, embora a diversidade de cores seja muito limitada conforme o nível. A cidade que vemos nas imagens, por exemplo, recorre a azuis, uma escala de cinzentos, tons alaranjados, e para facilitar a vida ao jogador, os caminho por onde Faith deve seguir são coloridos a vermelho no próprio cenário, em tempo real.

Uma aposta forte da EA que promete dar bom resultado.

007: Quantum Of Solace

Já com Daniel Craig no papel do agente secreto mais famoso do mundo, emprestando voz e aparência ao título, este jogo inspirado em Casino Royale e obviamente no novo filme Quantum Of Solace, a estrear pouco depois do lançamento do jogo, abraça assim a nova geração de consolas, não esquecendo a PS2 e a DS. O jogo usa uma mecânica semelhante a Rainbow Six Vegas, usando uma perspectiva nomal de um FPS e mudando a câmara para a terceira pessoa nas sequências de tiro, enquando Bond se cobre.

Não é uma revolução nos FPS, mas pelo que foi mostrado, parece ser um jogo a considerar pelos fãs do agente secreto.

SONIC UNLEASHED

As expectativas são elevadíssimas, e a pressão carregada pela SEGA é imensa. Depois de várias desilusões nos últimos anos, e de alguns spin-offs menos conseguidos, a SEGA promete este ano voltar a carga com a sua mascote, Sonic, e promete também fazer regressar a magia do 2D, conjugada com o 3D que tanta gente gosta e detesta.

Com Unleashed a SEGA mistura uma engine 3D muito semelhante à vista em Sonic & The Secret Rings (um jogo de qualidade no meio de tantos ‘fracassos’ nos últimos tempos) com o clássico 2D, usando somente mudanças de ângulos de câmara para o efeito. A SEGA já fez saber que, apesar de à primeira vista estas mudanças de 2D para 3D e vice-versa parecerem um pouco bruscas, não irão interferir de forma negativa na jogabilidade, servindo para enriquecer a experiência de jogo, responder a pedidos de alguns fãs, e retirar monotonia ao jogo.

A velocidade desenfreada (por vezes até demais!) está garantida, o grafismo colorido também, e a inclusão de Werehog, uma metamorfose de Sonic para os níveis nocturnos e com uma vertente mais virada para plataformas e acção, pode ser uma mais-valia para este regresso do ouriço azul mais famoso da história, que para já promete muito!

HEAVY RAIN

Este é sem dúvida o título mais surpreendente e interessante da GC. Tudo começou na E3 de 2006, quando sem se saber muito bem porquê, uma demo tecnológica foi mostrada ao público. Ela consistia num vídeo (a imagem acima é um screenshot desse mesmo vídeo) mostrando uma jovem concorrendo a um casting (“The Casting” era o nome do vídeo) para um suposto filme, encenando assim um excerto emocionnte desse “filme”. O vídeo agradou, e ali ficou. Agora vem-se a saber que tudo não passava de um teste de um jogo que em si nada tem a ver com aquilo presenciado no vídeo (a nao ser a autoria). Apenas serviu como uma amostra do motor gráfico que vai ser agora utilizado pelos produtores do jogo, os mesmo do aclamado Fahrenheit, em Heavy Rain, um jogo de aventura que promete muita envolvência entre o jogador, a personagem, uma jovem que nada tem a ver com a do vídeo, e o próprio enredo. Segundo a Quantic Dream o jogador terá de usar os analógicos da PS3 (a única plataforma abrangida pelo jogo) para controlar os membros superiores da protagonista, e também recorrer a Quick Time events para prosseguir na trama.

A exploração será um dos pontos fortes da jogabilidade, onde o jogador terá de se valer por si, e tomar algumas decisões, decisões essas que influenciarão ou não o desenrolar e o desfecho da história. A produtora revela também que o estado físico da personagem se manterá mais ou menos constante até ao final da trama, isto é, se nos cortarmos ou ‘ganharmos’ uma nódoa negra, os ferimentos ali ficarão por um bom tempo. Realista. A Quantic Dream adiantou também que será possível jogar o jogo várias vezes sem repetir a história, devido à quantidade de decisões e possibilidade de acontecimentos que podem alterar o rumo do enredo, aumentando drasticamente a longevidade.

De momento pouco se sabe sobre este exclusivo da consola da Sony, que poderá muito bem ser um tremendo sucesso como um fracasso completo, dependendo da forma como a produtora desenvolver o jogo e também da forma como gerir a pressão que já recai sobre ela. Para já mantém-se as boas impressões.

GUITAR HERO: WORLD TOUR

É este um dos novos acessórios de Guitar Hero, introduzido pela sequela World Tour. Uma batéria que promete dar muitas horas de diversão quando utilizada conjuntamente com a tradicional guitarra e o também novo microfone. Isto significa que para além de termos de usar as unhas, teremos de puxar pela voz e pelos braços neste novo GH. Agora sim formaremos a derradeira banda.

Uma outra novidade, que promete revolucionar a série, é o Music Creator que permite editar as nossas próprias faixas e compartilha-las com outros usuários online.

Apesar de não ser nada de novo, esta série parece estar a ir mais além, e já há muito boa gente entusiasmada com o jogo.

Outros títulos a considerar, presentes na GC:

– Street Fighter IV -> o grafismo 3D com elementos cartoon pode vir a agradar os fãs.

– Left 4 Dead -> um FPS exclusivo da 360, que mistura acção desenfreada e massissa com zombies em números de proporções épicas. Muita intensidade nos combates está prevista…

– Saint’s Row 2 -> o melhor ‘clone de GTA’ até à data promete regressar em forma, e com uma convidada especial, Tera Patrick, conhecida estrela de um certo ramo cinematográfico…😛

– LittleBigPlanet -> o jogo mais curioso dos últimos tempos revela finalmente a data de lançamento.

– Mad World -> uma aventura dos produtores de Okami, com um grafismo ispirado nos filmes ‘noir’.

– Operation Flashpoint 2: Dragon Rising -> um FPS inspirado em cenários de guerra com uma vertente táctica e IA apuradas, e feito por uma produtora determinada a confirmar as boas impressões deixadas pelo primeiro título.

– WWE: Smackdown! vs. RAW 2009 -> mais um enjoativo título de wrestling para por os miúdos a andar à porrada na escola. Ainda assim pode ser uma agradável surpresa para os fãs da modalidade (que já não são muitos…) pois a produtora está decidida a dar à perna. Afinal de contas, a concorrência da TNA já chegou…

– Need For Speed: Undercover -> mais uma franchise que já está mais que gasta. Só para fãs dedicados.

Saudações, gamers,

sonicadv27

Uma resposta to “Leipzig Games Convention”

  1. Tiago Daniel Moreira Santos said

    Ora boa tarde. Sobre este assunto, apenas tenho a dizer que estou ansioso por ver Killzone 2 e Guitar Hero: World Tour, pois foram jogos,que nas séries anteriores apreciei bastante.

    Saudações de Valongo

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